Páginas

Filmes: The Art of Getting By e The Spectacular Now

 Oi, gente! Hoje eu vou falar de dois filmes porque eu já tava pra postar sobre The Art of Getting By há muito tempo (eu comecei o post antes do de American Horror Story) e ontem eu vi The Spectacular Now e quis postar também, aí como são muitas coisas que eu quero postar resolvi juntar os dois porque os dois são adolescentes, então tem algumas semelhanças.
The Art of Getting By
 O nome em português é ridículo, não tem nada a ver com o filme. "A Arte da Conquista" parece que é sobre um homem conquistador, mas George não tem a menor experiência com relacionamentos. Nem mesmo amigos ele tem. É tão loser quanto eu, menos porque eu não conheci nenhum carinha gato como a Emma Roberts, e mais pelo fato dele não ligar pra escola e estar nem aí pra futuro, sendo um perdedor de verdade. Getting By pode significar muitas coisas, entre elas, passar (de ultrapassar e de passar na escola). E é esse o sentido que ela tem aqui, porque George está prestes a reprovar. Quando criança, George ouviu uma citação "Vivemos sozinhos, morremos sozinhos. Todo resto é ilusão”. Então, ele começou a pensar "Todos morremos sozinhos. Então, por que devo passar a vida trabalhando, suando e me debatendo? Por causa de uma ilusão? Porque não há uma quantidade amigos, nenhuma moça, nenhum trabalho a conjugar o pretérito mais que perfeito ou determinar a raiz quadrada da hipotenusa que me ajudará a evitar o meu destino."A gente sabe que é pra ter uma vida boa enquanto ainda vive, mas ele resolveu simplesmente que tinha coisas melhores a fazer com o seu tempo do que fazer tarefas, e é por isso que está prestes a não se formar. Ele conhece Sally, uma garota popular com quem ele começa a interagir, e finalmente sair de casa. E ele fica na friendzone, e ela brinca um pouco com os sentimentos dele. George está sempre desenhando em vez de estudar, mas ainda assim ele não vai bem em Artes porque ele não sabe o que ele pintar, ele não tem um assunto. O projeto de Artes dele é o que mais dão ênfase no filme, por causa disso. Mostra ele inclusive, ficando amigo de um pintor, indo com ele a exposições, trocando umas ideias. E enquanto ele faz tudo isso, ele continua sem fazer seus trabalhos, então o diretor lhe dá uma última alternativa: ou ele faz todos os trabalhos não feitos ou ele é expulso. E ele tem 3 semanas pra isso.
quem não?
 Eu vi esse filme quando estava na casa da minha vó que tem TV a Cabo e ele começou a passar. Infelizmente eu tive que ir embora, mas tava gostando tanto do filme que baixei no mesmo dia e terminei de ver. E também baixei o primeiro episódio de AHS Coven, e em parte o filme me inspirou, porque eu já amava a Emma, mas o filme deixou esse amor mais fresco. Bom, eu amei ver a Emma Roberts e o Freddie Highmore juntos, e ainda a Alicia Silverstone, foi tipo uma reunião de clássicos da minha infância. Queria que a Alicia fizesse mais filmes como protagonista :( mas esse papel dela já foi alguma coisa. Eu adoro filmes adolescentes, então não é surpresa eu ter gostado desse, se você não gosta, eu não sei se iria gostar. Eu achei os dois lindinhos juntos (eles são lindos, então era difícil não ser, né) diferente de alguns que não viram química (eu acho química uma palavra esquisita, um casal pode ter química pra um e pra outro não, não é nada exato). E eu penso um pouco como o George, só não tão fatalista assim, porque apesar de eu saber que vou morrer, eu me importo com a minha vida. mas também tenho um grande problema com motivação. Além disso, eu achei diferente ele ser um artista, nos milhares de filmes adolescentes que eu vi, personagens assim são poucos, pelo menos do jeito dele. Tem aqueles que desenham tipo quadrinhos e tal. Esse filme foi a minha ponte entre os papéis infantis do Freddie e Bates Motel. Eu não vejo Bates Motel, mas digo isso porque aqui ele tá mais velho, mas não com cara de adulto como em Bates. Eu juro que eu não acreditava que era ele, e mesmo com esse filme, eu continuo surpresa, porque não acho que passou tanto tempo pra ele amadurece tanto. Lembrei da piadinha tosca: tem Norma Bates, Norman Bates, então a Emma seria Normal Bates (por causa de Normal Demais q). A trilha sonora é bem legal pra quem gosta de indie (pra quem quiser ouvir um trechinho), mas mesmo eu gostando, eu gostei mais das músicas que tocam numa boate porque são mais animadas q O nome delas: (já que elas não aparecem na trilha original, apesar de aparecerem nos créditos) The Starlight Mints - Black Champagne (antes), Delphic - This Momentary, Infernal Devices - Fast Enough e KU - Dance (que não se acha pra baixar, e nem mesmo compelta, de jeito nenhum =/). O filme tem aquelas músicas originais da trilha mesmo, que tem até o nome dos personagens, tipo Sally Theme. E ainda por cima o filme se passa em Nova York<3. Eu adorei o filme, e só tirei uma estrela por causa do final, que não foi tão bom assim. E não leiam a sinopse, pra variar ela tem uma informação desnecessária, tanto que eu escrevi tudo isso sem precisar falar aquilo.
The Spectacular Now
2ª edição do livro
 Diferente de The Art of Getting By, produzido pelo Fox (Fox ama a Emma q), esse aqui é meio independente. Por isso, eu não tinha ouvido falar nele até ir na página da Shailene Woodley no Filmow e ver alguns falando que era um dos melhores trabalhos dela, e depois ver o mesmo na página do Miles Teller. Eu li a sinopse e achei muito a minha cara porque né, já disse, eu amo filmes adolescentes. Então eu fiquei com vontade de ver. Eu gosto da Shailene por causa da série A Vida Secreta de uma Adolescente Americana, único trabalho que já tinha visto dela, e eu conheci o Miles em Namoro ou Liberdade? mas eu percebi que os dois eram muito mais reconhecidos pelos seus trabalhos nesse filme. O ponto final pra eu querer assistir o filme foi ler que o Miles tinha feito teste pra fazer o Quatro de Divergente e não passou, mas aí os produtores assistiram esse filme e gostaram tanto da atuação dele que chamaram ele pra fazer outro papel (e é por isso que em Divergente, o irmão e o inimigo da Tris já pegaram ela :c) Aí quando eu já tinha aberto a janela do filme, eu olho embaixo e diz que é dos mesmos roteiristas de (500) Dias Com Ela! Que é um dos meus filmes preferidos, então já soube que seria coisa boa. E não me decepcionei.
 A história do filme é o Sutter escrevendo o e-mail de admissão pra faculdade. Mas, como assim um filme inteiro sobre isso? Bom, é porque era uma resposta pessoal e ele muda essa resposta, então ele volta todo o passado dele pensando nela. Ele adora festas e bebida e não tem responsabilidade. Ele tinha uma namorada que junto com ele era "a alma da festa", então depois que eles terminaram, ele tomou um porre, e acabou no quintal de uma casa, sendo acordado por uma garota, a Aimee. Ele não conhecia ela (porque parece que nos EUA todo mundo é invisível '-') e ela não faz o tipo dele, mas ele fica meio que com pena dela porque a mãe faz ela trabalhar "por ela" e nem dá dinheiro pra ela direito, então Sutter resolve salvá-la, fazer ela começar a se impor. Mas, é meio óbvio que não vai ficar só nisso né, e eles acabam namorando. Aimee descobre que não é a única que tem que enfrentar sua mãe, pois a mãe de Sutter não diz onde o pai dele está, então ela faz ele enfrentá-la pra que ela enfrente a dela. E o Sutter acaba descobrindo onde o pai mora, e é aí que começam os problemas.
 Ah, gente, posso reclamar da sinopse de novo? Dessa vez não é nem por spoiler, apesar de que  você acaba vendo isso no filme e não precisaria estar na sinopse, na minha opinião, mas porque o jeito que ele resume o filme é muito genérico, e The Spectacular Now não é assim. A Aimee não é um "desastre social", ela é sim inteligente e só tem uma amiga, mas ela não sofre bullying ou outros tipos de clichês, assim como o Sutter é um popular que não é esportista e não zoa as pessoas que não são populares, e nem mesmo tem vergonha da Aimee. E essa falta de clichês é uma das coisas mais legais do filme, mesmo que eu ame clichês. Porque é fácil você se identificar com um deles, e Sutter é supergostável diferente da maioria desses populares nojentos. E Aimee não usa óculos nem é a pessoa mais inteligente do mundo, apenas uma garota que adora ficção científica (E QUANTAS GAROTAS NESSES FILMES ADORAM FICÇÃO CIENTÍFICA?). Aimee não sofre uma transformação física também, só por dentro. Assim como Sutter. Eles são personagens bem críveis, apesar de alguns clichês. 
sobre estereótipos
  Esse filme é lindo, eu tô sinceramente apaixonada pelos roteiristas depois de dois filmes com diálogos tão bons, com coisas tão reais. E eles que são os roteiristas de A Culpa é das Estrelas e serão da adaptação de Como Eu Era Antes de Você. Eles amam romance mesmo. E eu também gostei da Shai e do Miles. O The Art of Getting by é mais romance, e The Spectacular Now é mais drama, e bem emocionante. Os dois são meio reflexivos, mas eu acho que o The Spectacular Now foge mais dos clichês, inclusive no final, que eu fiquei em dúvida se dava 4 ou 5 estrelas por causa dele, mas acabei achando melhor que o de Homework (outro título que o filme tem nos Estados Unidos, o que é estranho porque o filme é de lá mesmo) e que fez sentido e tem uma explicação bem legal. Enquanto o The Art of Getting By eu achei fofo, o The Spectacular Now eu achei lindo. Mas ambos são ótimos. Pra mim né, alguns não gostariam de nenhum dos dois, e acho que pra quem não gosta tanto de filme adolescente, pode ser que goste só de The Spectacular Now, porque é mais complexo mesmo, digamos assim. O George e o Sutter têm em comum isso de não ter responsabilidade, e não pensar muito no futuro. Eu descobri que esse filme tem um livro e simplesmente amei a capa da segunda edição, é a melhor, tem tudo a ver. Eu quero muito lê-lo, mas infelizmente não tem no Brasil. O título não teve tradução pro português, mas siginifica "o espetacular agora", e esse é o título porque o filme fala muito sobre o agora, afinal Sutter vive nele. 

A trilha sonora desse filme também é boa, e minha preferida é essa.
 Se já assistiram alguns desses filmes, ou vão assistir, comentem. Beijos!
ATUALIZAÇÃO 03/05: A Editora Record irá lançar o livro de The Spectacular Now, que traduziram como O Maravilhoso Agora. 

3 comentários:

  1. Adoro o Art of Getting e tambem acho o nome em portugues horrivel é que nem um outro filme que a Emma faz bem nesse estilo, o "It's Kind of a funny story" que em portugues ficou "Se enlouquecer, não se apaixone", só pq tem o gordinho do "Se beber, não case" fiquei revoltado com esse nome, parece nome de comedia romantica pastelão u.u Esse segundo com a Shay eu não conhecia, bem já sei o que vou assistir esse fim de semana

    Abraços
    des-construindooverbo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei! São dois filmes que eu já estava louca para assistir e agora, fiquei com ainda mais vontade! Beijos!

    Mila.
    wwww.delamila.com

    ResponderExcluir
  3. Art of Getting é maravilhoso <3 aliás, eu assisto qualquer filme que tivar a Emma Roberts no elenco haha
    Adorei o blog, seguindo

    http://ruasazuis.blogspot.com

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.