Páginas

Resenha Os 13 Porquês


  Os 13 Porquês de Jay Asher é um livro muito intrigante sobre uma garota que se suic*dou e o que teria a levado a fazer isso.  A garota, Hannah Baker, gravou em fitas os 13 motivos que a fizeram cometer suicídio, todos relacionados a pessoas, e mandou para a primeira pessoa que deveria mandar para a segunda e assim por diante, se o ciclo fosse quebrado as fitas viriam à público, o que não seria bom para ninguém. Uma dessas 13 pessoas é Clay, um garoto que era apaixonado por Hannah e é ele quem narra a história, juntamente com a própria Hannah em suas gravações. 

 O livro começa narrando o envio das fitas a Clay por um dos 13 motivos, mas não nos é revelado quem é. Então Clay recebe a caixa de sapato com 7 fitas e um mapa, o mapa também está no verso da capa do livro (não a contra-capa, a parte de dentro mesmo) e a Hannah às vezes diz lugares dele para que nós (e os ouvintes das fitas) olhemos. E os ouvintes possam até mesmo visitar o local, como faz Clay. Ouvindo ele descobre do que se trata e fica aterrorizado em saber que pode ter alguma coisa a ver com a morte de Hannah. Com medo de que seus pais ouçam as fitas, Clay vai atrás de um amigo que tem gravador e pega emprestado, na verdade o rouba. Assim ele sai andando pela cidade e ouvindo as fitas, às vezes parando nos lugares citados por Hannah.

  Eu gostei muito do livro, pois fala de um assunto sério, não muito discutido, mas muito importante. Além do suicídio, Jay aborda est*pro, bullying, voyeurismo e problemas típicos da adolescência, mas com uma carga negativa muito forte. A questão é que não ocorreu uma única coisa muito ruim que fez Hannah querer cometer esse ato e sim, uma sucessão de coisas. Como Hannah diz elas viraram uma bola de neve. Eu acho importante tratar desses assuntos, pois assim podemos identificar essas características em pessoas próximas e saber o que fazer, coisa que os personagens da história não conseguiram. Também achei interessante, pois eu mesma já tive esses pensamentos, a gente meio que se coloca no lugar da Hanna, e um livro forte, pesado, que com certeza faz pensar. O livro é muito bom, nos prende, tem um formato diferente pois não é dividido em capítulos e sim nos lados A e B de cada fita e queremos saber o que está no final da última fita. Clay dá a sua opinião sobre as pessoas e situações que Hannah cita já que eles estudavam na mesma escola, mas ele acaba percebendo que na verdade não conhecia ela nem um pouco. 
Eu não sou de ler rápido, mas lembro que fui apenas folhear ele às 2 da madrugada e quando vi já eram 4 e eu já tinha lido muita coisa. Mesmo tendo voltado pra ler tudo em detalhes (pois havia pulado algumas frases) eu li em uma semana, e isso considerando que não li muito ele durante os dias de semana.Um dos melhores livros que já li e com certeza o melhor que li ano passado. Mais que recomendado. O livro será adaptado para o cinema e tem confirmado como a Hannah Selena Gomez, não concordei nem um pouco com a escolha .-. até porque pra mim a Hannah era loira, não lembro se no livro diz que ela é morena. Enfim, não acho que ela fará uma Hannah muito boa. E pode ser que o Logan Lerman (Percy de Percy Jackson e Charlie de As Vantagens de Ser Invisível) faça o Clay. Já me animei um pouco mais com essa possibilidade, mas não sei se o Logan é bom ator porque ainda não vi esses dois filmes .-. os únicos filmes que vi com ele foram Efeito Borboleta e Do Que As Mulheres Gostam e nos dois o papel foi pequeno, apenas como o Ashton Kutcher/Mel Gibson criança. Mas ele é lindo e consigo imaginar ele como Clay, e ele fez As Vantagens de Ser Invisível então consegue dar conta de papéis fortes. Já a Selena o único papel mais maduro que fez foi Spring Breakers, se é que isso é maduro né, porque pra mim aquelas meninas são mais infantis que não sei o quê.
 Além de tudo que eu contei sobre o livro, a capa é linda, uma das mais lindas que eu tenho aqui em casa, e também uma das mais lindas de todas as capas que o livro teve pelo mundo.

 Nota:

16 comentários:

  1. awn Mah você tem esse livro? 'o' , eu sou louca para ler ele, mas ele é tão caro '----------' , eu estou com um pdf dele aqui, mas a preguiça e falta de vontade de ler na frente de um computador acabam comigo hahaha.
    Adorei a resenha!
    Beijão,
    Tha~

    ResponderExcluir
  2. Oi Mah, obrigado por sua visita lá no blog, e claro pelo seu comentário. Espero que apareça mais vezes, e sempre que der passarei por aqui também. Adorei sua resenha, você nos passa o que esperar do livro sem dar muitos spoilers. Conseguiu me deixar curiosa a respeito da leitura. Este não é o estilo que eu goste muito de ler, mas se houver oportunidade irei ler para conferir esta história que te tocou tanto.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Mah! Este livro entrou para os meus favoritos quando li, quase um ano atrás. Sabe aqueles que você gosta tanto que nem consegue começar a resenhar? Comigo é exatamente assim. Além disso, também gosto muito do fato de tratar de assuntos importantes, mas que não são tão discutidos. Recomendo a todos, porque apesar de ser carinho, vale à pena!
    Beijos,
    Anna - Querida Prateleira

    ResponderExcluir
  4. Posso ir comprara agora? Fiquei muito afim de ler! O livro é o que eu to procurando no momento! E a capa é linda mesmo!
    http://www.momentosassim.com/

    ResponderExcluir
  5. Thrillers psicológicos estão entre os meus favoritos, e não sei por que ainda não li Os 13 Porquês! A capa é super chamativa... Enfim, um dia terei essa mesma experiência 5/5! Rs.
    Beijo,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Estou doida para ler esse livro a muito tempo e sua resenha me fez lembrar que tenho que fazer isso urgente. Adoro livro com assuntos fortes e esse é. Achei o enredo muito diferente.
    Adorei a resenha.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia esse livro, mas deve ser muito bom e interessante. Adoro livros, obrigada pela dica, linda!

    Bjo

    ResponderExcluir
  8. Gente eu nunca tinha visto falar desse livro O.o Mas na última semana esse livro é O ASSUNTO da blogosfera literária, acho que vou arrumar para ler. Nem sabia do que se tratava o livro, mas gostei bastante da sua resenha Mah, vou pegar para ler.
    Beijos,
    Fernanda,
    Lendo & Esmaltando

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha! Quero muito ler esse livro (:
    Beijos
    http://enchanted-books.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Quero ler esse livro, mas já li resenhas que dizem que o final é decepcionante... ai fiquei com um pé atrás...

    No mais, nem sabia que ia ser adaptado pros cinemas!!!

    Bjão!

    ResponderExcluir
  11. Já me recomendaram bastante esse livro e mesmo concordando com a importância de se ler e pensar sobre o tema abordado, eu tenho medo de ler ele porque acredito que seria perturbador pra mim. Nesse tipo de livro eu me envolvo muito e depois pra desapegar é difícil.
    Está na minha lista de desejados pra um dia que eu criar coragem.

    Beijos
    www.leitoraincomum.com

    ResponderExcluir
  12. Muito boa resenha, realmente só vejo resenhas elogiando esse livro e estou com muita vontade de lê-lo, pretendo começar essas férias!!
    Acho muito importante que existam livros sobre essa temática, ainda mais quando direcionados exatamente ao público jovem.
    Gostei muito! Beijos!

    www.centraldaleiturablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Eu gosto muito desse livro. Quando eu o li eu estava passando por um momento bem complicado, e então pelo tema dele em si, me marcou muito.

    Beijos.
    Enseada das Letras

    ResponderExcluir
  14. pelo que voce disse, parece ser bastante legal o livro, um dia ainda o leio :] bjs && obg..
    http://www.ah-se-o-chuveiro-lavasse-a-alma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Muito boa a resenha! Parece ser um livro bem forte e interessante. Talvez se eu arranjar coragem, o compre para ler rs. Livros com o tema forte demais me assustam um pouquinho haha.

    ResponderExcluir
  16. Adorei, não tinha houvido falar antes deste livro, mas agora eu estou completamente louca para lê-lo!

    Beijos, INconvencional!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.